Livros para consulta e estudo

 

ETOLOGIA

Publicado pela primeira vez em 1986 este é um guia aos princípios e métodos de estudo quantitativos do comportamento, com ênfase nas técnicas de observação, registro e análise. Ele fornece o conhecimento básico necessário na mensuração do comportamento

Este livro se propõe explicar o comportamento animal sob o ponto de vista evolucionário. Aborda os temas de adaptação, otimização, aptidão abrangente, genes e comportamento e outros. O interessante deste livro é sua forma crítica de abordar estes temas e suscitar questionamentos quanto aos conceitos utilizados por todos que estudam o comportamento animal.

Será que os animais tem consciência? Este livro aborda este tema mostrando a relatividade da idéia que só o Homem teria consciência. Para isto se utiliza de vários exemplos de animais

Livro introdutório ao assunto traz tópicos como o desenvolvimento do comportamento, estimulo e comunicação, motivação, evolução, aprendizagem e memória, e organização social.

Livro clássico, publicado pela primeira vez em 1981, sobre história e fundamentos da etologia. Aborda os temas da metodologia etológica, aspectos genéticos ligados ao comportamento e a cognição como modificadora de comportamentos.

Este livro é fundamental par se aprofundar no conhecimento do comportamento social dos animais.

Livro fundamental para todos que se interessam por comportamento animal.

COMPORTAMENTO DE CÃES

Livro clássico que aborda alterações do comportamento de cães. Este livro pode ser encontrado pois recentemente foi reeditado pelo autor

A autora deste livro é psicóloga. Ela é interessada na aplicação da psicologia para o entendimento de problemas comportamentais em animais de companhia. Está vinculada a Royal School of Veterinary Studies em Edinburgh. Este livro apresenta em sua primeira parte o que a autora chama de processos psicológicos básicos : processos cognitivos, comportamento social , stress, ansiedade, desenvolvimento, e atitudes dos proprietários. A segunda parte apresenta o tratamento de desordens especificas: diagnóstico e tratamento, tratamento da agressão, problemas da emocionalidade e prevenção dos problemas comportamentais.

A autora é veterinária formada na Universidade da Pensylvania , diplomada no American College of Veterinary Behavior e certificada pela Animal Behavior Society como Applied Animal Behaviorist. O livro publicado por esta autora é completo. Com 544 paginas divididas em 16 capítulos que incluem aspectos do comportamento normal de cães e gatos, distúrbios de comportamento, tratamentos e prevenção. Além disso contem um apêndice interessante com diversas informações relativas a questionários, produtos e livros para leigos.

Este livro apresenta diversos artigos relacionados a elementos do comportamento, semiologia, aprendizagem, psicofarmacologia e endocrinologia, ansiedade, fobias, problemas comportamentais relacionados a agressividade, ingestão e eliminação entre outros artigos.

Este livro aborda o tema de maneira mais avançada, aprofundando a discussão de alguns temas específicos como a evolução e domesticação dos cães, problemas comportamentais , e interação entre o homem e o cão. Para quem quer se aprofundar no assunto, o livro é muito interessante.

Este livro é resultado reflexão e aprofundamento na compreensão das atitudes dos seres humanos em relação aos animais no mundo.

Livro fundamental para quem quer se iniciar no conhecimento e educação de cães.

O autor é psicólogo e tem uma modo particular de abordar o tema. Para quem estiver começando a se interessar pelo assunto, não recomendamos o livro pois tem uma abordagem que em alguns pontos não nos parece muito adequada. Vale a leitura crítica, mas aberta, pois o autor levanta algumas questões interessantes.

Este é um livro de referência veterinário. Ele traz o perfil comportamental de 56 raças de cães. E desse modo é um guia para escolha da raça mais adequada e na informação e orientação do proprietário.

Este livro trata de forma simplificada da fisiologia e psicologia canina .

Este livro foi escrito pela primeira vez em 1953 e traz uma abordagem ao comportamento do cão de forma descontraída e humorada. Este livro foi recentemente traduzido para o português e pode ser encomendado nas melhores livrarias. Algumas das opiniões emitidas neste livro não correspondem a recentes conclusões do autor, mas o livro é interessante e vale leitura.

Este livro apresenta o tema de forma ilustrada e nos ajuda a compreender aspectos da comunicação e comportamento canino.

Um excelente guia aos problemas comportamentais e seu tratamento

Outros

Este é um livro fundamental para o veterinário. Discute aspectos eticos, psicológicos e sociais da morte e luto.

Este livro traz aspectos diversos da relação entre o homem e o animal.

Este livro adota uma abordagem multidisciplinar à questão do comportamento materno. Além de capítulos em que os conceitos e problemas básicos são apresentados, constam capítulos em que são abordados aspectos psicológicos e fisiológicos e outros centrados na pesquisa aplicada aos ruminantes.

Voltar a página inicial